quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Alunos e Educação

"O que devem os alunos aprender quanto à Educação da Saúde, à Condição Física e aos Hábitos de Vida

  • Devem compreender que a saúde não é obra do destino, da sorte, do acaso. A saúde é cultivável, treinável, podendo ser sistematicamente aumentada. Quer isto dizer que os efeitos do treino da saúde não são armazenáveis a longo prazo, a saúde é como que uma atitude, um hábito, que se forma à medida que é exercitado.
  • Devem entender que o seu futuro depende do seu passado e do seu presente.
  • Devem saber que um estado óptimo de saúde lhes dá a possibilidade de terem uma relação positiva permanente com o seu corpo, com os outros, com o envolvimento e com o mundo.
  • Devem compreender que o caminho do desporto os afasta do caminho do médico.
  • Devem saber que ser desportista significa aderir ao ideal de estilo de vida sadia, que o desporto corporiza, procurando implementar dados, concepções, princípios, objectivos de vida e de saúde.
  • Devem ser hábeis ao ponto de prescrever e realizar os tipos certos de mudança de estilo de vida, que serão precisas para dar solução, a longo prazo, aos seus problemas.
  • Devem compreender que nem todas as formas de actividade física são fomentadoras de saúde, é necessário fazer desta um objectivo da actividade física."
(David Costa (1997). A Influência da Actividade Física nos níveis da saúde, condição física e hábitos de saúde. Dossier. Revista Horizonte, nº 77, Vol. XIII. )

3 comentários:

Ana disse...

Concordo plenamente. Eu, como aluna, sei que por vezes o maior mal dos alunos é mesmo a PREGUIÇA. Mas, como é referido no texto, os efeitos do treino não são acumulados e deste modo, o treino da saúde deve ser um hábito. Como estou incapitada da prática de treino físico, tento arranjar outros métodos que me permitam "sair" da minha vida sedentária. Não é fácil, mas como em tudo (principalmente quando toca à nossa saúde) há que fazer certos esforços para no futuro evitarmos o "caminho médico". Concluindo, no cason da nossa saúde, o esforço compensa...

Tania Morais disse...

É verdade que são as nossas acções no presente que condicionam a nossa saúde e, como consequência o nosso futuro. Por essa razão, desde cedo devemos praticar actividade fisica, porque para além de melhorarmos a nossa saúde também melhoramos a nossa auto-estima, desenvolvendo o bem-estar fisico, mental e social. Não é preciso ser 100% desportista, basta viver cada dia de forma saudável, incluindo a prática de algum exercício físico, com a mentalidade dos riscos do futuro.

Tania e Diana

susana coelho disse...

Postura Corporal

Postura é a forma que o corpo mantém ao lutar contra a gravidade opondo-se às forças externas para manter equilíbrio. O equilíbrio é a chave de uma boa postura, pois sustentamos o corpo nos pés e este, equilibra todo o resto.

A postura é uma resposta neuromecânica chamada atividade postural que estabiliza e funciona o sistema musculoesquelético.A alteração da postura pode causar implicações como hiperlordose lombar e cervical, hipercifose torácica e escoliose.

A hiperlordose lombar é favorecida pela inclinação da pelve enquanto a hiperlordose cervical desgasta as vértebras e normalmente associa-se à hipercifose torácica.

A hipercifose torácica ocorre quando há uma deformidade na coluna vertebral conhecida como postura de corcunda. Favorece o desgaste vertebral, o bico-de-papagaio e as funções pulmonares ficam comprometidos.

A escoliose é a curvatura lateral da coluna vertebral associada a rotação das vértebras com desvios bem tolerados e assintomáticos. Há também casos graves onde ocorre o comprometimento da região cardiopulmonar.

São várias as causas, sendo as mais comuns: uma perna maior que a outra, carregar bolsa do mesmo lado, malformação das vértebras e o comprometimento da visão e audição.


(Este texto é do grupo 1 - Susana, Tânia, Diana Ribeiro e Ana Mota)