quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Educação Física

Actividade Física
A actividade física é fundamental para a criança e jovem, estimulando o seu crescimento e desenvolvimento. Assim, desenvolvem e aperfeiçoam as qualidades e capacidades humanas e o aumento das suas forças vitais e criativas. Fomentam a expressão e desenvolvem a afirmação da personalidade humana. As actividades físicas favorecem o desenvolvimento da personalidade, ao exercitarem expressivas e comunicativas do corpo humano, ao proporcionarem oportunidades de superação e educação da vontade, assim como proporcionam inúmeras situações de convívio e relação social. Nas actividades físicas o Homem pode ter conhecimento sobre si próprio e sobre todos os homens. Encontrar oportunidades de concretizar o seu desejo de dominar a natureza, de se ultrapassar, de experimentar os seus limites, de se aperfeiçoar e aprofundar o conhecimento sobre si próprio e sobre todos os homens.

Os objectivos da Actividade Física
1. Promover a saúde do indivíduo
2. A execução de exercícios engloba o andar a pé ou até mesmo subir escadas
3. A prática de exercício combate a obesidade, baixa a tensão arterial e melhora a circulação sanguínea.
4. A actividade física regular previne doenças cardiovasculares
5. Antes de se efectuar qualquer actividade física, seja ela qual for, deve-se consultar um médico e efectuar exames para saber o nosso nível de resistência e capacidade de praticar o dito exercício.
6. Com a realização de exercício físico, este deve ser progressivo e regular.
7. Todos devemos começar a praticar exercício desde a nossa infância para melhores resultados no futuro.
8. A prática de exercício físico deve ser para toda a vida, porque promove a nossa saúde e assim envelheceremos mais tarde.

Actividade Física
Em Educação Física e nos desportos, actividade física é definida como: "qualquer movimento corporal, produzido pelos músculos esqueléticos, que resulte em gasto energético maior que os níveis de repouso". Podemos acrescentar que é também qualquer esforço muscular pré-determinado, destinado a executar uma tarefa, seja ela um "piscar dos olhos", um deslocamento dos pés, e até um movimento complexo de finta em alguma competição esportiva. Modernamente, o termo refere-se em especial aos exercícios executados com o fim de manter a saúde física, mental e espiritual; em outras palavras a "boa forma". (Dia 4 de Abril é o dia mundial da Actividade Física).

Tipos
Actividade física regular - controlada por profissionais da Educação Física, está associada directamente a melhorias da saúde e condições físicas dos praticantes. - Actividade física adaptada - por vezes, torna-se necessária aos sujeitos que apresentem algumas contraindicações médicas ou dificuldades físicas momentâneas/definitivas.- Actividade física de recuperação - é usada como um meio de melhorar as condições físicas de um sujeito momentaneamente debilitado, sendo tratada pelos profissionais da fisioterapia e educação física

Aptidão Física
Define-se aptidão física (AF) como sendo a capacidade de realizar as actividades quotidianas com tranquílidade e menor esforço. Existem duas abordagens, uma é a aptidão física relacionada à saúde e a outra é a relacionada à performance desportiva. Alguns autores a consideram como a aptidão para a própria vida. A primeira refere-se à condição física nas capacidades que estão intimamente relacionadas com a saúde e a qualidade de vida das pessoas, sendo a flexibilidade, a resistência aeróbica, a força e composição corporal. A flexibilidade aliada aos níveis de força está relacionada à incidência de dores, desvios posturais e lesões músculo-esqueléticas, principalmente na região lombar, a resistência aeróbica está ligada à saúde cardio-respiratória e a composição corporal determina níveis de sobrepeso e obesidade, bem como subnutrição.E a segunda refere-se à aptidão para o desempenho em actividades desportivas que associam, além das capacidades acima citadas, a agilidade, velocidade, equilíbrio postural, coordenação motora. A aptidão para performance tem uma interferência das questões genéticas, já na aptidão para à saúde, os componentes podem ser melhorados mais facilmente, ou seja nós temos uma maior interferência. A prática de exercícios físicos regulares têm seu benefício amplamente divulgado, principalmente na sua relação com a saúde, com a diminuição da incidência das doenças crônico-degenetarivas, incluindo as cardiovasculares.

Aptidão Física relacionada à Saúde
Para muitos entendidos em aptidão, a resistência cardiorrespiratória é o componente mais importante da aptidão relacionada à saúde. Para muitas pessoas, estar "em forma" significa Ter boa capacidade de resistência cardiorrespiratória, exemplificada por feitos de corrida, ciclismo, natação, durante tempos prolongados. A resistência cardiorrespiratória pode ser definida como a capacidade de continuar ou persistir em tarefas prolongadas que envolvem grandes grupos musculares. É uma capacidade dos sistemas circulatório e respiratório para se ajustar e se recuperar dos esforços do corpo em exercício.

"O desporto é o único meio de conservar no homem as qualidades do homem primitivo."
Jean Giraudoux

Sem comentários: