terça-feira, 11 de novembro de 2008

Enquadramento



A disciplina de Educação Física é orientada essencialmente para a formação da competência desportivo-motora, fomentando o desenvolvimento das capacidades condicionais e coordenativas, despertando a alegria e o prazer pela acção e pelo movimento.
No entanto, existem alunos, que por diversas causa, têm dispensa total e permanente da componente prática da disciplina, o que os distancia do principal objectivo da disciplina.
O Departamento Curricular de Educação Física da Escola Secundária Joaquim de Araújo, atento à especificidade destes alunos tenta de uma forma inovadora uniformizar procedimentos, oferecendo um ambiente de aprendizagem em que exista uma preocupação com a adaptação, a quantidade e a qualidade das aprendizagens a realizar.
Assim, aquilo que se propõe são estratégias de exploração dos serviços/ferramentas da Web 2.0 (blogues, wikis, Google Groups, Google Docs, etc.) na disciplina de Educação Física por parte dos alunos com dispensa total e permanente da componente prática. Ou seja, pretende-se criar um ambiente virtual de aprendizagem, aonde serão potenciadas "novas" abordagens pedagógicas, com abertura para o exterior do trabalho efectuado.

Sem comentários: