segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

As crianças, a escola e o lazer

A má postura pode ser causa de várias lesões. Cuidar da postura no trabalho, no lazer e em casa, fazer caminhadas e alongamentos são atitudes que promovem a saúde e ajudam a combater as lesões posturais. Muitas pessoas são acometidas de dores no corpo, principalmente nas costas, e somente depois de algum tempo percebem que sua postura estava errada. A educação postural é algo que se deve perseguir desde a infância, para evitar problemas na idade adulta.
As crianças devem ser alertadas ao sentar para estudar, ver tv e vídeo games, carregar materiais escolares pesados de um lado só do corpo, e outras posturas incorretas do dia-a-dia. Devem ter o hábito de praticar qualquer atividade física, dando preferência a desportos aquáticos. O peso das mochilas deve ser regularmente visto pelos pais, pois este é um problema muito sério e que as escolas devem prestar bastante atenção. Uma criança que carrega quatro cadernos e quatro livros didáticos, além de lanche e outros acessórios, está a transportar diariamente um peso demasiado grande para o seu porte físico. É preciso uma campanha junto a pais e professores e é direito dos pais questionarem a escola sempre que a criança for obrigada a transportar (muitas vezes em longos trajetos da casa até a escola) um volume excessivo de material escolar.

1 comentário:

Anónimo disse...

Parabéns pelo tema abordado!
A problemática da Postura Corporal é bastante pertinente no desenvolvimento das criança e jovens e deve, sem dúvida, ser um ponto de alerta máximo para os pais e educadores!...Mas mais interessante é ver que alunos, como tu, começam a iniciar uma consciencialização de um problema que, se não actuarmos precocemente, vai tornar-se, como aconteceu com a obesidade infantil, uma "epidemia do Século XXI"!...